sábado, 16 de junho de 2012

e seguem para o 5º

Nova fase da vida dos Ladinos de Rodes. Seguem para o 5º ano felizes e contentes, já com muitas saudades da Profª Madalena, que certamente irão visitar, visitar e visitar. Espero que tenham gostado das aprendizagens TIC, do convívio entre nós, e desejo muitas felicidades para todos vocês! Claro que esta mensagem não é uma despedida, é apenas uma pequena mudança :) Iremos certamente falando! ;)
Um grande beijo para cada um, do sempre amigo João Soeiro ;)

A Ladina dos Ladinos de Rodes

Os Ladinos de Rodes deram um nome a uma planta endémica.
Chamaram-lhe Ladina. Certamente um nome que ficará para a história assim como todos os Ladinos de Rodes.
Aqui fica o link para a notícia.

terça-feira, 20 de março de 2012

Música, temas e sonoridades

E aqui fica o gráfico com as escolhas dos Ladinos, para o trabalho de pesquisa e apresentação :). Pode-se pesquisar onde quiserem, livro, discos, internet, biblioteca, nos arquivos dos Pais (mas falem com eles antes!) :)
Eu vou fazer a pesquisa sobre Jazz...vai arrasar! :) E vocês, prontos para fazer boas apresentações?

Vamos lá ouvir boa música...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Os Ladinos e as Folhas de Cálculo

No âmbito da disciplina de Matemática, os Ladinos para melhor aplicarem os seus conhecimentos de estatística aliados ao pensamento matemático, realizaram uma ficha sobre uma ferramenta de trabalho, a folha de cálculo. Neste caso utilizaram a ficha Excel, sabendo que existem outras como é o caso da Calc do pacote OpenOffice.
A correta interpretação do texto foi fundamental pois nele se incluíam algumas informações importantes, pelo que também compreenderam a importância da Língua Portuguesa.
Como tema do Estudo do Meio, analisaram e ficaram a conhecer o site da Pordata de onde analisaram e comentaram um gráfico sobre a natalidade em Portugal.
Foi mais um pequeno momento de aprendizagem funcional, onde pensaram sobre os temas e realizaram depois, a partir da tabela construída por eles próprios, o gráfico de Tempos de realização de Prova, algo para o qual também têm agora que estar atentos.
E eles estão! Parabéns a toda a turma! :)


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Arabes e romanos em Glória


    No dia 18 de  janeiro de 2012, quarta-feira, fomos ao Museu Municipal de Faro, participar numa atividade sobre romanos e árabes. A atividade chamava-se “ Árabes e Romanos em glória”.
    Era um dia especial, a professora Fernanda, coordenadora da escola e professora de Apoio Educativo, fazia anos e acompanhou-nos até ao museu. Foi uma caminhada alegre, agradável  em que respeitámos sempre as regras estabelecidas.
           Quando chegámos ao museu fomos divididos em dois grupos e acompanhados pelas dinamizadoras Paula e Sofia. A professora Madalena e a professora Fernanda acompanharam os grupos.
    Vimos salas do período romano e do período árabe. Ficámos a saber que a cidade de Faro no período romano se chamava Ossónoba.
    Na sala do período romano observámos a reconstituição de um templo que se situava no Forum e um caminho que saía da cidade para o campo onde se situava o cemitério. As lápides das pessoas mais importantes ficavam junto ao caminho principal. Conhecemos também alguns rituais funerários: quando as pessoas morriam punham-lhes uma moeda na boca  para pagarem  a viagem ao barqueiro, o Carunte, que os levaria para o além. Levariam também um objeto pessoal que os acompanhariam na outra vida. A acompanhar o velório iam as carpideiras que eram pagas para chorar para dentro dos lacrimários.Os mortos eram limpos com óleos e perfumes, depois faziam faziam-lhes uma máscara de cera, os Imagines, para que quando os familiares se juntassem eles, os mortos,  também pudessem estar presentes, através das máscaras.
    Na sala do período árabe ficámos a saber que após o período romano veio a civilização islâmica e deu à cidade de Faro o nome de Santa Maria Ibne de Harum. Podemos observar nesta sala a reconstituição de uma casa árabe: o pátio, a cozinha e o local onde armazenavam os alimentos, as talhas. Conhecemos a sua religião, eram monoteístas, acreditavam no Deus Alá e um pouco da sua cultura. As mulheres eram quase suas escravas...
    Seguiu-se o jogo da Glória, interessantíssimo!
     Dividimo-nos em grupos e escolhemos o nosso peão. Começámos o jogo com belos adereços no claustro do convento, atual museu.
    Foi uma visita importante porque nos ensinou mais sobre a História da nossa cidade e sobre estas duas civilizações.